Notícias


24 11 CentroClima Event NotíciaCom o objetivo de reforçar a colaboração coletiva na redução das emissões de gases de efeito estufa, o side event do projeto ACT-DDP “Assessing company transition with deep decarbonization pathways in Brazil and Mexico – lessons learned from the ACT-DDP Project” aconteceu no dia 9 de novembro de 2021, no International Development Finance Club (IDFC), pavilhão na COP26.

O projeto ACT-DDP é a união de duas iniciativas: a primeira, ACT (Assessing Low Carbon Transition), que aplica metodologias contra o desempenho setorial, e a segunda, DDP (Deep Decarbonization Pathways), que desenvolve metodologias analíticas para construir trajetórias nacionais de longo prazo consistentes. O propósito do projeto é alcançar a meta global firmada no Acordo de Paris, focando nos setores com destaque econômico, que mais emitem gases de efeito estufa no Brasil e no México. Para isso, projeta-se o acompanhamento dessas empresas e suas metas quanto à transição para uma economia de baixo carbono, promovendo maior comunicação entre os governos e a iniciativa privada.

Saiba mais sobre o Projeto ACT-DDP AQUI.

O evento abordou o compromisso que deve ser assumido pelos governos e pela iniciativa privada para manter o aquecimento global abaixo do limite de +2ºC. O Acordo de Paris promulgou a dinâmica da comunhão entre as empresas privadas e os atores estatais para alcançar o objetivo, mas destacou a falta de conexão entre esses dois agentes.

Representando o Centro Clima, o Professor Emílio La Rovere apresentou a palestra “Developing sectoral deep decarbonization pathways in Brazil and Mexico: challenges and opportunities” no evento.

Além disso, vale destacar as apresentações da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), sobre o setor de energia elétrica no Brasil. A CEMIG participou da palestra intitulada “The role of companies in sectoral decarbonisation – Assessing company strategies”.

Confira a programação do evento AQUI.

Veja a apresentação exibida pelo Prof. Emilio (Centro Clima) AQUI.

Confira o vídeo do evento:

Topo