Período: Março 2020 - Fevereiro 2023

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-23269

Descrição: Projeto DECARBOOST - Fornecer evidências que apoiam a criação de condições propícias para a rápida descarbonização das economias da Argentina, Brasil e Peru, ao mesmo tempo em que promove fluxos financeiros consistentes com resiliência e desenvolvimento de baixo carbono. Em nível nacional, o projeto promove o diálogo público-privado para os três países, ao passo que, em nível regional, visa contribuir, significativamente, para o desenvolvimento da próxima geração de NDCs e do processo de avaliação global.

Integrantes: Emilio Lebre La Rovere (Responsável); Maria Regina Maroun; Carolina B.S. Dubeux; William Wills; Michele Cotta Walter; Giovanna Naspolini; Marcio D’Agosto; Daniel Schmitz; George V. Goes; Otto Hebeda; Bruna S. Guimarães; Fernanda Westin; e Isabela Mancio Lima.

Financiador(es): SouthSouthNorth Africa (SSN); International Climate Initiative (IKI) – Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

Atividade do Projeto: Dois dos pesquisadores do Centro Clima - Carolina Dubeux e William Wills - compartilharão os resultados de suas pesquisas pelo projeto no evento New York Climate Week. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2022, às 10 horas, com transmissão pela plataforma Zoom. No primeiro dia, o tema será "The role of policy instruments and mechanisms in financing deep decarbonization pathways in Latin America". No segundo dia, "Investment areas and opportunities across the transport, energy and AFOLU sectors that will drive deep decarbonisation in Latin America".

Para assistir ao evento no dia 20, clique AQUI.

Para assistir ao evento no dia 21, clique AQUI.

youtubeVídeo do DECARBOOST Brasil.

Período: Outubro 2019 - Janeiro 2022

Referência: PPE-23160

Descrição: Construção de cenários de descarbonização para setores específicos e cadeias de produção no Brasil, em parceria com o IDDRI, o Carbon Disclosure Insight – CDP e a L'Agence de l'Environnement et de la Maitrise de l'Energie-ADEME.

O objetivo do projeto é aumentar a ambição coletiva de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para alcançar a meta global firmada no Acordo de Paris, com foco em setores altamente emissores de GEE e economicamente estratégicos no Brasil e no México. Dessa forma, pretende-se acompanhar a visão estratégica de empresas desses setores quanto à transição para uma economia de baixo carbono, permitindo melhor comunicação entre atores estatais e não estatais em torno de cenários e trajetórias de descarbonização até 2050, para enriquecer as respectivas estratégias de baixo carbono.

São previstas quatro etapas:

  1. Construção de trajetórias setoriais de descarbonização;
  2. Avaliação dos caminhos das empresas;
  3. Transferência e comunicação em nível nacional;
  4. Comunicação em nível regional e internacional.

O projeto inclui, ainda, uma série de diálogos que abrangem os seguintes setores econômicos: a) energia elétrica e indústria do cimento em ambos os países; b) transporte urbano no México; e c) agropecuária no Brasil. Os objetivos dos diálogos são:

  • Compartilhar objetivos de redução de emissões de GEE necessários para os setores em nível global e nos casos do Brasil e do México;
  • Compartilhar diversas perspectivas de agentes sociais “fora do negócio da empresa” sobre as transformações e ações setoriais que podem ocorrer e alterar as condições de mercado;
  • Assegurar que os desafios das empresas sejam identificados e discutir suas ações, as especificidades dos negócios e os detalhes necessários para o diálogo sobre as respectivas trajetórias de emissões de GEE.

Situação: Em andamento

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável);  Carolina Burle Schmidt Dubeux;  Michele Karina Cottta Walter;  Otto Hebeda;  Erika Carvalho Nogueira.

Financiador(es): Institut de DèveloppementDurable et desRelationsInternationales/Ademe (IDDRI); Fonds Français pourl’ Environnement Mondial (FFEM); AgenceFrançaise de Développement (AFD); Ministère de laTransition Ecologique et Solidaire).

Executor(es): AgencepourlaTransitionÉcologique (ADEME); Institut de DévéloppementDurable et de RelationsInternationales (IDDRI); Centro Clima/COPPE/UFRJ; CarbonDisclosure Project (CDP); Tempus Analítica (México).

Parceiro(s): CEMIG, EdP e Neoenergia – Setor Elétrico; JBS – Setor Agropecuário.

2021

Primeiro Diálogo Nacional: Perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono

file pdf Apresentação do Projeto 

file pdf Primeiro Diálogo Nacional: Perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono

file pdfMarco do diálogo 

file pdf Diálogos setoriais: Energia Elétrica

file pdf Diálogos setoriais: Indústria de Cimento 

file pdf Diálogos setoriais: Agropecuária

youtubeApresentações

Período: Setembro 2018 - Agosto 2021

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-22137

Descrição: DDP-BIICS - Construção de cenários de descarbonização profunda para o Brasil. Modelagem setorial integrada à modelagem macroeconômica de equilíbrio geral.

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável);  Carolina Burle Schmidt Dubeux;  William Wills;  Amaro Olímpio Pereira;  Michele Karina Cottta Walter;  Carolina Grottera;  Claudio Gesteira;  Marcio de Almeida D'agosto;  Daniel Neves Schmitz Gonçalves;  Otto Hebeda;  Gabriel Castro;  Giovanna Naspolini.

Financiador(es): INSTITUT DE DÈVELOPPEMENT DURABLE ET DES RELATIONS INTERNATIONALES-IDDRI./ International Climate Initiative of the Federal Republic of Germany – IKI.

Topo