24 11 CentroClima Brasil2030 NotíciaA Iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030 é liderada pelo Instituto Clima e Sociedade, Centro Clima da UFRJ e Instituto Talanoa, tencionando a criação de um futuro com baixo carbono. No dia 15 de outubro, lançaram o documento "Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030 - Documento de Cenários e Políticas Climáticas".

O objetivo do relatório é a elaboração e planejamento de estratégias para diminuir a emissão de gases de efeito estufa. O Prof. Emilio La Rovere atuou como um dos Coordenadores Gerais do documento "Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030".

Através de estudos, entende-se que existem três áreas críticas que devem ser corrigidas: precificação de carbono, controle do desmatamento e construção de uma economia de restauração florestal. A expectativa é que o investimento nessas áreas diminua em até 82% as emissões até 2030.

Na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021), serão expostos os caminhos viáveis para alcançar-se os objetivos relatados pela iniciativa. O Brazil Climate Action Hub - Hub criado durante a COP25 - disponibilizará novamente o espaço para debates internacionais abertos e plurais sobre questões climáticas.

Confira AQUI o Sumário Executivo da Iniciativa.

O estudo foi publicado nas matérias: