Notícias


11 09 CentroClima noticiaO Projeto ICAT é desenvolvido em parceria pelo Centro Brasil no Clima e o Centro Clima (Coppe/UFRJ) e conta com apoio da Initiative for Climate Action Transparency (ICAT) e da UNEP DTU Partnership, formada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Universidade Técnica da Dinamarca.

Na primeira fase do projeto, realizada em 2019, foram elaborados três cenários de emissões de GEE para os horizontes de 2025 e 2030 e propostos sistemas de indicadores de monitoramento, verificação e reporte (MRV) para avaliar as ações propostas para a implementação da NDC brasileira. Os resultados indicaram que a adoção dessas ações pode levar a uma redução das emissões superior à meta atual, mostrando que há espaço para tornar a NDC brasileira mais ambiciosa.

Atualmente, na segunda fase, o foco do projeto está no nível subnacional, buscando avaliar as ações climáticas adotadas pelos estados. Este trabalho inclui desde a análise do perfil de emissões, até a construção de cenários de emissões e a elaboração de um sistema de MRV para os estados. Além desse componente técnico, o projeto conta também com um eixo de conscientização, cujo objetivo é capacitar os estados para que possam conduzir suas próprias avaliações e aumentem seu engajamento.

O “Workshop de capacitação para estados parceiros” faz parte de uma série de workshops que tem como objetivos engajar os estados na agenda climática apresentando conceitos e instrumentos relacionados ao tema, e promover a participação de atores no nível subnacional na elaboração dos estudos que estão sendo realizados. Para este workshop inicial, o objetivo é promover uma capacitação junto aos estados parceiros abordando alguns dos principais tópicos dentro da agenda climática.

Confira o Workshop:


Confira as informações do Projeto AQUI

Topo