Notícias


01 04 CentroClima noticiaNo dia 18 de março de 2020 aconteceu o workshop NDC e MRV no âmbito estadual, realizado em conjunto pelo Centro Brasil no Clima e o Centro Clima (Coppe/UFRJ). O evento foi organizado com o objetivo de apresentar os resultados da primeira fase do projeto, finalizada em 2019, e as propostas para a segunda fase iniciada em 2020. O foco na etapa atual é a atuação em nível subnacional, buscando promover o engajamento dos estados e identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações para que contribuam com a implementação da NDC brasileira, apresentada no âmbito do Acordo de Paris.

O CBC, com apoio técnico do Centro Clima/Coppe/UFRJ, iniciou em 2018 o projeto ICAT Brazil, financiado pela Initiative for Climate Action Transparency (ICAT), através de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Universidade Técnica da Dinamarca (UNEP DTU Partnership), para estabelecer indicadores de monitoramento para a implementação da NDC brasileira. Os indicadores resultantes do trabalho realizado neste projeto são um passo inicial para a consolidação de um processo robusto e transparente de monitoramento, reporte e verificação (MRV), capaz de avaliar as ações que levarão ao cumprimento das metas de mitigação da NDC brasileira.

Emilio La Rovere, coordenador do Centro Clima e professor da Coppe/UFRJ, apresentou o trabalho desenvolvido na primeira fase do projeto, com a elaboração de três cenários de emissões no horizonte até 2030 e a construção de um sistema de indicadores de monitoramento, reporte e verificação (MRV) para avaliar as ações propostas para a implementação da NDC. Emilio ressaltou a importância do participação das equipes técnicas dos estados: “É importante que as equipes se envolvam e se capacitem com esta metodologia que estamos dispostos a compartilhar para que possamos avançar no sentido de internalizar a dimensão da mudança do clima no trabalho de gestão ambiental dos estados”.

Para saber mais sobre a apresentação do Professor Emilio e das demais participações e conclusões do workshop, clique AQUI e acesse o Sumário Executivo.

 

 

Topo