15 05 CentroClima NoticiaO Fórum Clima Subnacional, aconteceu no dia 25 de abril de 2019, organizado pelo FBMC/Centro Brasil no Clima (CBC)/Instituto Ondazul, com apoio da FIRJAN e ABEMA e parceria do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e Climate Reality Project. O evento foi a primeira resposta à ofensiva dos negacionistas climáticos do governo, de forma sutil e não conflituosa, introduzindo uma equação de poder. Agora, temos no quadro o peso político dos Estados e sua influência em diferentes questões discutidas pelo Congresso.

Seis governadores enviaram, através de vídeos, seus endossos à ideia de que estados brasileiros devem assumir um papel de liderança na questão da mudança climática, permanecer ligados ao Acordo de Paris e dar sua contribuição à NDC brasileira. Foram eles: João Doria (SP), Eduardo Leite (RS), Renato Casagrande (ES) - que também compareceu pessoalmente -, Paulo Câmara (PE), Helder Barbalho (PA) e Romeu Zema (MG). Outros seis entes (Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amapá, Amazonas e Distrito Federal) enviaram representantes como Secretários e Subsecretários ou outros funcionários de alto nível ligados à questão climática. Já são 12 estados que apoiam oficialmente e participam do conselho de governança climática subnacional. Em um curto período, pode-se adicionar pelo menos mais 8. Assim, serão 20 dos 27 estados brasileiros compromissados com a questão.

O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, contou com a participação do Prof. Emilio Là Rovere, coordenador do Centro Clima da COPPE/UFRJ, que participou da mesa de encerramento, e também com a participação da Prof°. Suzana Kahn, professora da COPPE/UFRJ e ex-vice-presidente do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Entre os participantes do evento, estavam dois ex-ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e José Sarney Filho, além de organizações empresariais como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Ethos, importantes empresas como Braskem e ABIQUIM e personalidades de importantes organizações como o iCS, C40, Observatório do Clima, ICLEI e outros.

O Fórum teve uma intensa cobertura televisiva e repercussão internacional. Confira em: Jornal NacionalGlobo NewsJornal da GloboReutersValor EconômicoAgência BrasilUOL Notícias.