Notícias


12-12-17 centroclima-noticiaO professor da Coppe/UFRJ Emílio La Rovere, participa, nesta segunda-feira, 11 de dezembro, do evento paralelo "Climate and development: To mobilise finance, let’s strengthen research and innovation", que será realizado em Paris, das 6 às 10 h (horário de Brasília). O objetivo é discutir formas de mobilizar o investimento, público e privado, necessário para a descarbonização da economia mundial e a concretização das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris. Promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da França, o evento antecipa a One Planet Summit, que será realizada dia 12.

O professor La Rovere, do Programa de Planejamento Energético da Coppe, participará da segunda sessão de trabalho, às 7h15, sobre o tema "National enabling environment: policies, expertise, long term pathways to low carbon and resilient development : the role of research, innovation and capacity building to ensure converging expectations and risk reduction for investors". Os palestrantes e debatedores abordarão o papel da pesquisa e da inovação na busca da convergência das expectativas e da redução de riscos para os investidores. O evento está sendo organizado pelo Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI), e será realizado, das 6 às 10h (horário de Brasília), no endereço: 25, rue de la Montagne Sainte Geneviève, 75005 Paris.

One Planet Summit marca o segundo aniversário do Acordo de Paris. O evento, que será realizado dia 12, em Paris, e contará a presença do presidente Emmanuel Macron, tem como objetivo buscar formas de viabilizar o financiamento adequado para a concretização de objetivos do Acordo, como redução das emissões de gases causadores de efeito estufa e proteção das populações vulneráveis às consequências das mudanças climáticas.
No evento será apresentado, às xxx horas, o estudo "A climate finance initiative to achieve the Paris Agreement", que aborda os princípios de um Grupo de Iniciativas para o Financiamento Climático (GIFC, sigla em inglês) e busca aproximar países desenvolvidos e em desenvolvimento para impulsionar investimentos em infraestrutura sustentável. O estudo contou com a participação do professor La Rovere e foi coordenado por Dipak Dasgupta (co-fundador do Fundo Verde para o Clima), Jean-Charles Hourcade (Diretor do Centre International de Recherches sur l'Environnement et le Développement) e Seyni Nafo (diretor da Iniciativa de Acesso à Energia na África).
Segundo declaração conjunta que será divulgada no evento, o One Planet Summit tem como objetivo mobilizar os agentes financeiros a investirem em uma nova forma de prosperidade mais justa, resiliente e de baixo uso de carbono. "A fim de transformar radicalmente nossas economias e reduzir drasticamente nossas emissões de gases causadores do efeito estufa, para desenvolver as capacidades de resiliência aos efeitos já muito reais das mudanças climáticas, particularmente para aqueles das populações mais vulneráveis"

Sobre o evento:

Endereço: 25, rue de la Montagne Sainte Geneviève, 75005 Paris
Horário:
6 às 10h

Fonte: Planeta COPPE

Topo