Período: Outubro 2019 - Janeiro 2022
Referência: PPE-23160
Descrição: Construção de cenários de descarbonização para setores específicos e cadeias de produção no Brasil, em parceria com o IDDRI, o Carbon Disclosure Insight – CDP e a L'Agence de l'Environnement et de la Maitrise de l'Energie-ADEME.
O objetivo do projeto é aumentar a ambição coletiva de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para alcançar a meta global firmada no Acordo de Paris, com foco em setores altamente emissores de GEE e economicamente estratégicos no Brasil e no México. Dessa forma, pretende-se acompanhar a visão estratégica de empresas desses setores quanto à transição para uma economia de baixo carbono, permitindo melhor comunicação entre atores estatais e não estatais em torno de cenários e trajetórias de descarbonização até 2050, para enriquecer as respectivas estratégias de baixo carbono.
São previstas quatro etapas:
O projeto inclui, ainda, uma série de diálogos que abrangem os seguintes setores econômicos: a) energia elétrica e indústria do cimento em ambos os países; b) transporte urbano no México; e c) agropecuária no Brasil. Os objetivos dos diálogos são:
Situação: Em andamento
Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável); Carolina Burle Schmidt Dubeux; Michele Karina Cottta Walter; Otto Hebeda; Erika Carvalho Nogueira.
Financiador(es): Institut de DèveloppementDurable et desRelationsInternationales/Ademe (IDDRI); Fonds Français pourl’ Environnement Mondial (FFEM); AgenceFrançaise de Développement (AFD); Ministère de laTransition Ecologique et Solidaire).
Executor(es): AgencepourlaTransitionÉcologique (ADEME); Institut de DévéloppementDurable et de RelationsInternationales (IDDRI); Centro Clima/COPPE/UFRJ; CarbonDisclosure Project (CDP); Tempus Analítica (México).
Parceiro(s): CEMIG, EdP e Neoenergia – Setor Elétrico; JBS – Setor Agropecuário.
Primeiro Diálogo Nacional: Perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono
Diálogos setoriais: Energia Elétrica
Diálogos setoriais: Indústria de Cimento