News


25 02 lima nexosCom o apoio do Projeto DecarBoost (Centro Clima/COPPE/UFRJ como instituição parceira do Brasil), o evento anual abrange três blocos: o futuro que escolhemos, o papel das organizações no século 21 e o financiamento da transformação da América Latina. No evento será lançada a Comunidade de Prática (CoP) sobre Clima e Investimento e a promoção do 1º Fórum Anual de Investimentos Privados da América Latina.

O evento deve focar em questões de sustentabilidade, apresentação de estudos de caso reais da região e com dinâmicas e metodologias inovadoras para inspirar ações climáticas. A ideia é a paulatina construção de uma nova economia latino-americana, com foco na descarbonização. O evento é anual, com previsão de ocorrer também em 2022 e 2023.

O evento será realizado na nexos+1 (Peru), uma plataforma social e de comunicação que desde 2015 liga agentes de transformação da região, para desenvolver soluções concretas e de muito impacto para o desafio global das mudanças climáticas.

O evento abrange três blocos: “O futuro que escolhemos: Construir um futuro sustentável e resiliente na América Latina”; “Empresas do Século XXI: O novo papel da empresa e da liderança na transformação da Sociedade Latino-Americana”; e “Financiando a transformação da América Latina: oportunidades e necessidades de investimento empresarial em clima e natureza”.

Durante o evento, ocorrerá o lançamento da iniciativa “Comunidade de Prática” (CoP) sobre Clima e Investimento. A CoP pretende ser um ponto de encontro entre o mundo do clima e o mundo das finanças e investimentos. Sua criação tem como objetivo a promoção de investimentos e financiamentos sustentáveis na América Latina, tanto para descarbonizar a economia quanto para um desenvolvimento resiliente e de baixo carbono. A comunidade envolverá stakeholders de diferentes geografias da América Latina que se engajam ativamente em finanças e investimentos sustentáveis, bem como atores que promovem a apoiam finanças sustentáveis na região. Após seu lançamento em março, estão previstas quatro sessões de CoP ainda neste ano, cada uma focando um tema específico: Tendências, Oportunidades de investimento, Instrumentos ou esquemas financeiros e Roteiro de transformação, ESG (Environment, Social and Governance) e outras ferramentas de medição de impacto.

Para conhecer mais sobre a CoP, clique AQUI.

Desenvolvido pelo projeto DecarBoost, o “1º Fórum Anual de Investimentos Privados da América Latina”, também está incluído na programação do evento. A ideia é sistematizar casos de sucesso em investimentos de descarbonização radical e/ou esquemas financeiros e modelos de negócios, apresentando as estratégias dos países.

O projeto DecarBoost também promoverá uma sessão específica no Workshop anual LEDS LAC (Low Emissions Development Strategies from Latin America).

Clique AQUI para a agenda completa do evento.

Clique AQUI para mais informações da nexos +1, inscrição e participação do evento. 

O Projeto DecarBoost

O projeto DecarBoost  (Enabling conditions for investment in the transition to a low carbon society in Latin American countries) foi iniciado em março de 2020, com duração prevista de 3 anos, até fevereiro de 2023 visa fornecer a base de evidências para a necessária reforma política e criar condições que resultem na rápida descarbonização das economias de três países latino-americanos (Argentina, Brasil e Peru), tornando os fluxos financeiros consistentes com os caminhos de desenvolvimento de baixo carbono.

O projeto DecarBoost é implementado por instituições parceiras de cinco países: Fundación Torcuato Di Tella (Argentina), Centro Clima/COPPE/UFRJ (Brasil), Libelula Comunicación Ambiente y Desarrollo (Peru), New Climate Institute (Alemanha), sob a coordenação do SSN (SouthSouthNorth) da África do Sul. É financiado pela IKI (International Climate Initiative), ligada ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (Federal Ministry for the Environment , Nature Conservation and Nuclear Safety).

O projeto irá interagir com uma série de grupos-alvo dos setores público e privado por meio de diálogos com vários stakeholders: especialistas técnicos e financeiros; bancos de desenvolvimento, comerciais e de investimento; fundos; investidores multilaterais e institucionais; e proprietários de projetos. O objetivo é facilitar o aumento da ambição de mitigação, o fornecimento de insumos para a concepção de instrumentos financeiros eficazes e o desenvolvimento de Portfolios de investimentos setoriais, para promover a implementação das NDC’s (Nationally Determined Contribution) nos países-alvo. O principal parceiro do Centro Clima/COPPE/UFRJ é o Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima (FBMC).

DecarBoost também visa se expandir para outros países, estimulando investimentos e compromissos de descarbonização pelo setor privado. Os grupos-alvo com múltiplas partes interessadas se beneficiarão com o estabelecimento de Comunidades de Prática (CoP) regionais, nacionais e locais, trocando experiências, conhecimento e oportunidades de investimento climático, promovendo a aprendizagem entre as partes. Além disso, o projeto visa contribuir significativamente para o desenvolvimento das próximas gerações de NDC’s e para o processo de inventário global como parte do mecanismo de ambição do Acordo de Paris.

O projeto também promoverá a aprendizagem por meio de webinars e workshops técnicos usando a Plataforma LEDS LAC e garantirá sinergias e interconexões com iniciativas em andamento em todos os três países com todos os principais projetos de doadores (IKI, PNUD e outros). As Comunidades de Prática (CoP) continuarão e evoluirão como parte das plataformas em andamento: Líderes +1  e outros grupos, nexos + 1 e LEDS LAC.

Para o Sumário Executivo do Projeto Decarboost clique AQUI.

Para conhecer mais sobre a relação do projeto DecarBoost com o lançamento da CoP, clique AQUI (em espanhol).

Para mais detalhes sobre o Projeto DecarBoost, clique AQUI.

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo