Notícias


25 02 lima nexosCom o apoio do Projeto DecarBoost (Centro Clima/COPPE/UFRJ como instituição parceira do Brasil), o evento anual abrange três blocos: o futuro que escolhemos, o papel das organizações no século 21 e o financiamento da transformação da América Latina. No evento será lançada a Comunidade de Prática (CoP) sobre Clima e Investimento e a promoção do 1º Fórum Anual de Investimentos Privados da América Latina.

O evento deve focar em questões de sustentabilidade, apresentação de estudos de caso reais da região e com dinâmicas e metodologias inovadoras para inspirar ações climáticas. A ideia é a paulatina construção de uma nova economia latino-americana, com foco na descarbonização. O evento é anual, com previsão de ocorrer também em 2022 e 2023.

O evento será realizado na nexos+1 (Peru), uma plataforma social e de comunicação que desde 2015 liga agentes de transformação da região, para desenvolver soluções concretas e de muito impacto para o desafio global das mudanças climáticas.

O evento abrange três blocos: “O futuro que escolhemos: Construir um futuro sustentável e resiliente na América Latina”; “Empresas do Século XXI: O novo papel da empresa e da liderança na transformação da Sociedade Latino-Americana”; e “Financiando a transformação da América Latina: oportunidades e necessidades de investimento empresarial em clima e natureza”.

Durante o evento, ocorrerá o lançamento da iniciativa “Comunidade de Prática” (CoP) sobre Clima e Investimento. A CoP pretende ser um ponto de encontro entre o mundo do clima e o mundo das finanças e investimentos. Sua criação tem como objetivo a promoção de investimentos e financiamentos sustentáveis na América Latina, tanto para descarbonizar a economia quanto para um desenvolvimento resiliente e de baixo carbono. A comunidade envolverá stakeholders de diferentes geografias da América Latina que se engajam ativamente em finanças e investimentos sustentáveis, bem como atores que promovem a apoiam finanças sustentáveis na região. Após seu lançamento em março, estão previstas quatro sessões de CoP ainda neste ano, cada uma focando um tema específico: Tendências, Oportunidades de investimento, Instrumentos ou esquemas financeiros e Roteiro de transformação, ESG (Environment, Social and Governance) e outras ferramentas de medição de impacto.

Para conhecer mais sobre a CoP, clique AQUI.

Desenvolvido pelo projeto DecarBoost, o “1º Fórum Anual de Investimentos Privados da América Latina”, também está incluído na programação do evento. A ideia é sistematizar casos de sucesso em investimentos de descarbonização radical e/ou esquemas financeiros e modelos de negócios, apresentando as estratégias dos países.

O projeto DecarBoost também promoverá uma sessão específica no Workshop anual LEDS LAC (Low Emissions Development Strategies from Latin America).

Clique AQUI para a agenda completa do evento.

Clique AQUI para mais informações da nexos +1, inscrição e participação do evento. 

O Projeto DecarBoost

O projeto DecarBoost  (Enabling conditions for investment in the transition to a low carbon society in Latin American countries) foi iniciado em março de 2020, com duração prevista de 3 anos, até fevereiro de 2023 visa fornecer a base de evidências para a necessária reforma política e criar condições que resultem na rápida descarbonização das economias de três países latino-americanos (Argentina, Brasil e Peru), tornando os fluxos financeiros consistentes com os caminhos de desenvolvimento de baixo carbono.

O projeto DecarBoost é implementado por instituições parceiras de cinco países: Fundación Torcuato Di Tella (Argentina), Centro Clima/COPPE/UFRJ (Brasil), Libelula Comunicación Ambiente y Desarrollo (Peru), New Climate Institute (Alemanha), sob a coordenação do SSN (SouthSouthNorth) da África do Sul. É financiado pela IKI (International Climate Initiative), ligada ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (Federal Ministry for the Environment , Nature Conservation and Nuclear Safety).

O projeto irá interagir com uma série de grupos-alvo dos setores público e privado por meio de diálogos com vários stakeholders: especialistas técnicos e financeiros; bancos de desenvolvimento, comerciais e de investimento; fundos; investidores multilaterais e institucionais; e proprietários de projetos. O objetivo é facilitar o aumento da ambição de mitigação, o fornecimento de insumos para a concepção de instrumentos financeiros eficazes e o desenvolvimento de Portfolios de investimentos setoriais, para promover a implementação das NDC’s (Nationally Determined Contribution) nos países-alvo. O principal parceiro do Centro Clima/COPPE/UFRJ é o Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima (FBMC).

DecarBoost também visa se expandir para outros países, estimulando investimentos e compromissos de descarbonização pelo setor privado. Os grupos-alvo com múltiplas partes interessadas se beneficiarão com o estabelecimento de Comunidades de Prática (CoP) regionais, nacionais e locais, trocando experiências, conhecimento e oportunidades de investimento climático, promovendo a aprendizagem entre as partes. Além disso, o projeto visa contribuir significativamente para o desenvolvimento das próximas gerações de NDC’s e para o processo de inventário global como parte do mecanismo de ambição do Acordo de Paris.

O projeto também promoverá a aprendizagem por meio de webinars e workshops técnicos usando a Plataforma LEDS LAC e garantirá sinergias e interconexões com iniciativas em andamento em todos os três países com todos os principais projetos de doadores (IKI, PNUD e outros). As Comunidades de Prática (CoP) continuarão e evoluirão como parte das plataformas em andamento: Líderes +1  e outros grupos, nexos + 1 e LEDS LAC.

Para o Sumário Executivo do Projeto Decarboost clique AQUI.

Para conhecer mais sobre a relação do projeto DecarBoost com o lançamento da CoP, clique AQUI (em espanhol).

Para mais detalhes sobre o Projeto DecarBoost, clique AQUI.

Topo