A Coppe/UFRJ e instituições parceiras reuniram, na quarta-feira, 8 de outubro, no Consulado da França no Rio de Janeiro, especialistas em descarbonização, transição energética e mudanças climáticas para debater o tema “Alcançar a neutralidade climática: como garantir uma transição justa?”, um dos pontos centrais do Acordo de Paris.
O seminário foi promovido pelo Centro Clima, laboratório vinculado ao Programa de Planejamento Energético (PPE/Coppe/UFRJ), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e de Relações Internacionais (IDDRI) e o World Resources Institute (WRI), com apoio do Consulado da França e do Institut Français. O evento integra as ações da Temporada Cruzada França-Brasil 2025.
O objetivo foi discutir as condições que possibilitem a grandes economias emergentes, como o Brasil, avançar rumo à neutralidade de carbono de forma socialmente justa, aliando o crescimento econômico à redução das desigualdades e da pobreza.
Entre os participantes estiveram importantes nomes que lideram o debate climático internacional, como o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30; Ana Toni, diretora-executiva da COP30; Céline Kauffmann, do IDDRI; Jean-Charles Hourcade, do CIRED; o professor Emilio La Rovere, coordenador do Centro Clima/Coppe/UFRJ; os pesquisadores Carolina Dubeux e William Wills, também do Centro Clima; além da professora Suzana Kahn, diretora da Coppe/UFRJ, e do professor Marcello Campos, vice-diretor da instituição.
O encontro teve como referência as discussões do Relatório 2025 – Uma Década de Ação Climática: Balanço e Perspectivas, lançado no último dia 6 de outubro, na Embaixada do Brasil em Paris, pela iniciativa Trajetórias de Descarbonização Profunda (DDP).
O evento também integrou o contexto do projeto internacional “2050 é Agora”, coordenado pelo IDDRI em parceria com o WRI, o Centro Clima/Coppe e outras instituições internacionais, com apoio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI), do governo alemão. O projeto promove o diálogo entre especialistas de diversos países para identificar desafios e oportunidades da cooperação internacional, apoiando os governos na elaboração de estratégias de desenvolvimento de longo prazo com baixas emissões (LTS).
Ao participar ativamente dessas iniciativas, a Coppe/UFRJ reafirmou seu papel estratégico na formulação científica e técnica de soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, contribuindo para que o Brasil e o mundo avancem em direção a uma transição energética justa, inclusiva e sustentável.
O seminário teve duração das 8h30 às 18h, com tradução simultânea em português, francês e inglês, e foi realizado de forma híbrida, com participação presencial e transmissão online via Zoom.
Local: Consulado da França no Rio de Janeiro
Data: 08/10/2025
Horário: 8h30 às 18h
Confira a programação completa AQUI.
Acesse AQUI a gravação original (som original).
Passcode: 3f9@rG8*>
Acesse AQUI a gravação com audio em português.
Passcode: 3f9@rG8*>
Leia a matéria sobre o evento na página do governo federal AQUI.
Relatório 2025 – Uma Década de Ação Climática: Balanço e Perspectivas
Fonte: COPPE UFRJ






