News


08 09 Notícia CenárioO estudo Cenário Continuidade reuniu projeções dos principais setores relacionados/impactados pela política ambiental brasileira traçando cenários para 2026 e 2030. O cenário de referência está em documentos desenvolvidos anteriormente pelo grupo, que traçou perspectivas para 2030, tendo como ideal a transição da economia brasileira para baixo carbono. As projeções foram definidas a partir da atual política ambiental brasileira, podendo mudar a partir do próximo mandato presidencial. Foram analisados macroeconomia e os setores de AFOLU (Agriculture, Forestry and Other Land Use - agricultura, florestas e outros usos da terra), energia, indústria, resíduos e transportes. Cada setor foi analisado partindo da premissa de que políticas relacionadas a sua natureza e construídas nos últimos anos terão impactos no volume de emissões no futuro próximo.

No dia 15 de setembro, o estudo Cenário Continuidade será oficialmente lançado, com a divulgação de seus resultados. O lançamento será simultâneo em NYC, tendo a Natalie Unstell, do Insituto Talanoa como representante, Paris, com o Professor Emilio La Rovere da Coppe/UFRJ como representante e no Rio, com Ana Toni do Instituto Clima e Sociedade, iCS. No Rio de Janeiro, haverá uma coletiva/ press conference tendo como foco os correspondentes internacionais. Ana, do iCS, será a porta-voz e falará como liderança da iniciativa, trazendo uma análise sobre as conclusões do estudo. Carolina Dubeux e William Wills, do Centro Clima, compõem a mesa como consultores técnicos e falarão à imprensa sobre a metodologia e o processo envolvido na coleta e análise de dados.

Clique AQUI e acesse os links de estudo!

O lançamento foi um sucesso com diversas repercussões nos meios de comunicação!

No site Clima e Desenvolvimento foi publicada a notícia "Estudo prevê aumento alarmante de emissões de gases de efeito estufa caso atual política ambiental brasileira seja mantida" hoje,16 de setembro 2022.

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo