News


09 12 CentroClima noticia CombustivelFosseisO Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da COPPE/UFRJ concluiu o projeto PPE-21197, realizado para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no período de novembro de 2017 a março de 2020. Este estudo permite que o Governo do Brasil, através do MCTI, consiga atualizar as estimativas das emissões de gases de efeito estufa ao longo de toda a cadeia da prospecção até o uso final de combustíveis fósseis. O projeto desenvolveu metodologias para aperfeiçoar o cálculo das estimativas das emissões a partir dos dados disponíveis, fortalecendo a capacidade de planejamento de medidas para sua mitigação.

Atualmente, o Brasil contabiliza grandes emissões de gases referentes à queima de combustível e emissões fugitivas, nas indústrias de energia, de transformação e de construção, transportes e outros setores. Com as metodologias desenvolvidas pelo Centro Clima, é possível atualizar as estimativas das emissões de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros) desses setores. Isso possibilita a formulação de estratégias para aumentar a produtividade no uso da energia utilizada, garante o professor Emilio Lèbre La Rovere, coordenador técnico do Inventário no Setor Energia em conjunto com a pesquisadora Carolina Dubeux, ambos integrantes da Rede Clima (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais do MCTI).

“Os resultados espelham realidades que servem para o planejamento do setor de transporte, do setor industrial e também de uma maior eficiência no uso da energia [nesses setores], na área residencial e na própria geração de energia elétrica”, analisa o professor.

O setor de energia é um dos cinco setores que compõem o Inventário Nacional de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE), coordenado pelo MCTI. Este é um dos itens da Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CQNUMC), que é um tratado internacional para o Meio Ambiente resultante da Conferência das Nações Unidas realizada em 1992, conhecida informalmente como a “Cúpula da Terra”.

A pesquisadora Carolina, do CentroClima da COPPE/UFRJ, destaca um outro aprimoramento do Inventário Nacional com a apresentação dos resultados de acordo com a estrutura prevista pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas de 2016 (IPCC, na sigla em inglês). “Não é apenas uma questão de mudança e melhoria de fórmulas, mas uma estrutura do trabalho”, avalia. Nos Inventários Nacionais anteriores, o Brasil relatava as emissões de GEE do Setor Energia seguindo a estrutura de divulgação do Balanço Energético Nacional (BEN). Ao adotar a estrutura recomendada pelo IPCC 2006, o Brasil reorganizou a disposição de suas informações de modo a permitir a comparabilidade dos resultados entre países da Convenção do Clima.

Portanto, o Brasil, um dos maiores consumidores de energia, poderá ter agora, a partir dos estudos desenvolvidos pelo Centro Clima, expectativas de “produzir mais com menos”. “Há um potencial de se produzir a mesma quantidade de bens e serviços com menos energia”, analisa o professor. Os pesquisadores também concluem que um dos desafios para o aprimoramento das estimativas se refere ao levantamento de informações sobre a eficiência energética do parque industrial brasileiro, considerando dados atualizados das condições de operação e de manutenção.

Clique AQUI e confira mais sobre o projeto.

Fonte: Governo Federal

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo