Notícias

IMG 1356O workshop "NDC e MRV no âmbito estadual" é organizado pelo Centro Brasil no Clima junto com o Centro Clima/COPPE/UFRJ para a ICAT - Initiative for Climate Action Transparency. A ICAT foi fundada para responder à necessidade crítica de apoiar uma maior transparência e capacitação sob o Acordo de Paris, que marcou um ponto de virada histórico na ação global sobre as mudanças climáticas, comprometendo todos os países a limitar a elevação da temperatura global, adaptar-se às mudanças já ocorridas e aumentar os esforços ao longo do tempo.

O evento consiste na apresentação das conclusões da primeira fase do projeto desenvolvido em conjunto entre o Centro Brasil no Clima e o Centro Clima. Essa etapa será realizada pelo professor Emilio La Rovere, coordenador do Centro Clima. Além disso, o workshop tratará do lançamento da segunda etapa do projeto, o qual busca envolver governos subnacionais nos compromissos da NDC, priorizando o desenvolvimento de suas ações e suas capacidades no âmbito estadual.

O ICAT Brazil Project pretende, em 2020, desenvolver uma estratégia para assessorar e estimular os estados brasileiros a contribuir para que o Brasil consiga alcançar as metas de sua NDC. O projeto deverá escolher alguns “estados piloto” e, juntamente com seu corpo técnico e mediante um processo participativo, apresentar propostas e elaborar relatórios técnicos para auxiliar estados a estimarem seu potencial de contribuição, estabelecerem metas estaduais e setoriais e desenvolverem um sistema de MRV para monitorar suas trajetórias de emissões em diferentes variáveis.

Dessa forma, o objetivo do evento é iniciar, com os estados dispostos a participar, um processo de definição de metas estaduais e setoriais, vinculadas à NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), e seus respectivos sistemas de MRV (Monitoramento, Reporte e Verificação). Em função do novo contexto associado à expansão do COVID-19 (coronavírus) e pensando na preservação da saúde e bem-estar de todos e todas, o workshop "NDC e MRV no âmbito estadual" será realizado de forma virtual no próximo dia 18 de março de 2020, de 14:00h às 16:30h.

Para realizar sua inscrição, clique AQUI.

unnamed 1