Notícias


11 11 controclima noticiaA WIREs Climate Change, revista científica online, publicou uma edição especial de nove artigos de opinião de especialistas de todo o mundo. A coleção busca responder, à sua maneira, a pergunta 'É tarde demais?' no que se trata ao perigo das intensas mudanças climáticas. O Brasil foi representado pelo professor Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do Centro Clima.

As frequentes mudanças climáticas têm impactado desde a produção de alimentos até a interação dos seres com a natureza, desestabilizando sociedades e o meio ambiente de uma maneira global. Para controlar o desgaste, as economias emergentes estão projetando e, algumas vezes, aplicando estratégias para baixas emissões de GEE (LEDS) que podem ser usadas como exemplo por outros países em desenvolvimento para evitar os níveis de alta emissão de carbono estabelecido pelos países industrializados. Usando o exemplo do Brasil, que é muito rico em recursos naturais e portador de um enorme potencial para implantação de energia renovável, Emilio propõe discutir, no artigo intitulado “The potential contribution of emerging economies to stop dangerous climate change. The case of Brazil”, a necessidade de projetar LEDS que estejam de acordo com a dotação nacional de recursos e com as restrições da economia política.

Assim, o professor assume que os LEDS podem ser projetados de forma a minimizar os impactos econômicos e sociais se forem acompanhados por políticas que visem a uma redução gradual das desigualdades, incluindo transferências governamentais para manter ganhos substanciais no desenvolvimento social, energia e segurança alimentar. Dessa forma, podem alavancar a competitividade de cada país, enquanto protegem os pobres e podem ser politicamente aceitáveis. Retomando, então, a pergunta temática ‘é tarde demais?’, para Emilio, se tais políticas forem aplicadas, com rapidez suficiente em todo o mundo, pode ser que não seja tarde demais para interromper as perigosas mudanças climáticas.

Para conferir a edição, na íntegra, clique AQUI.

Topo