Notícias


20 08 CentroClima NoticiaPesquisadores da Coppe/UFRJ, da Fundación Ambiente y Recursos Naturales (Argentina) e Iniciativa Climática de México apresentam nesta quarta-feira, 21 de agosto, em Salvador, o estudo “Acelerando a Transição Energética na América Latina”, que traz recomendações sobre como Argentina, Brasil e México podem se tornar líderes regionais e globais na luta contra as mudanças climáticas e na adoção de uma transição energética socialmente justa.

Dentre as principais recomendações, estão: a elaboração de uma estratégia de descarbonização setorial e de longo prazo; a eliminação dos subsídios aos combustíveis fósseis e redirecionamento dos investimentos para as fontes de energia renováveis; avaliar a implementação de um imposto progressivo sobre os combustíveis fósseis com base no custo social e ambiental do carbono; e a criação de um plano nacional para aumentar a geração distribuída de energia solar.

Entre junho de 2018 e junho de 2019, pesquisadores das três instituições analisaram como os três países estão lidando com a mudança climática no setor de energia, comparando o processo de transição energética em cada país. A transição energética no Brasil será apresentada pelo pesquisador William Wills, do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), laboratório coordenado pelo professor Emilio Lèbre La Rovere, do Programa de Planejamento Energético da Coppe, que participará dos painéis de abertura e encerramento do evento. 

O documento de síntese será apresentado e discutido pelos autores dos três países na Climate Week em Salvador, no dia 21 de agosto. O Instituto Clima e Sociedade - iCS fará a moderação do evento. O texto sumariza ainda os cenários, desafios e incertezas identificados pela iniciativa global “Climate Transparency”, na 4ª edição do relatório Brown to Green, o qual fornece, por meio de mais de 80 indicadores, informação concisa e comparável sobre a ação de mitigação, financiamento e vulnerabilidade dos países do G20. O Centro Clima elaborou o capítulo sobre o Brasil deste estudo.

Climate Transparency é uma parceria global de 14 instituições de pesquisa e ONGs em mudança do clima da maior parte dos países do G20. A parceria tem como missão compartilhada estimular uma "corrida ao topo" na ação climática do G20 para direcionar os investimentos para tecnologias de carbono zero através de maior

transparência.

A apresentação do relatório será feita na sala SDG9 da Cidade do Clima, na Av. Luis Viana Filho, s/n, Salvador, Bahia, das 13h30 às 14h20.

Clique AQUI para conferir mais informações sobre o lançamento do Brown to Green Report, que será apresentado pelo pesquisador William Wills, do CentroClima/COPPE/UFRJ.

Clique AQUI para conferir Brown to Green Report de 2018.  

Mais informações podem ser encontradas no site do Climate Transparency.

Topo