Notícias


02 07 controclima noticiaO Professor Dr. Emilio La Rovere, coordenador do Laboratório Interdisciplinar do Meio Ambiente e do Centro Clima da COPPE/UFRJ, concedeu uma entrevista a respeito do tema mudanças climáticas à TV Globo que foi ao ar no programa Bom Dia Brasil, no dia 1º de Julho de 2019. O assunto focado em um quadro do noticiário foi a alta nas temperaturas de algumas regiões brasileiras que está causando espanto na comunidade. A explicação para isso é que o inverno brasileiro está sendo afetado pelo fenômeno do El Niño, o que favorece a amplitude térmica e promove temperaturas mais altas do que o esperado para a estação. No entanto, não é apenas isso que deixa o nosso inverno com cara de verão.

O Prof. Emilio, em sua fala, salienta o fato de que essas mudanças climáticas vieram para ficar. Há uma tendência global de que os invernos sejam mais curtos, as primaveras e os verões sejam mais quentes e que a temperatura média continue aumentando. Isso ocorre por conta da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, que proporcionam o aquecimento global. Para o Professor, é importante se adaptar ao novo padrão climático que surge, pois representa uma nova realidade.

Um caso que ilustra essa necessidade de adequação são as fortes chuvas que acometeram a cidade do Rio de Janeiro no início deste ano. Os fortes temporais trouxeram à tona os diversos problemas estruturais da cidade. Assim, surge a necessidade de programar soluções que trabalhem com estratégias de curto, médio e longo prazo para evitar que mais tragédias continuem acontecendo.

Confira AQUI o programa na íntegra.

Topo