Notícias


08 04 centroclima noticiaO encontro pretende mostrar alguns desafios e ações desenvolvidas para mitigar os efeitos das mudanças do clima

Apresentar alguns dos problemas, avanços e desafios do estado, propor investimentos no setor de energias renováveis além de discutir a experiência de um dos países mais avançados em investimentos em energia limpa e conhecer suas ações no setor de adaptação às mudanças do clima e as novas tecnologias de baixo carbono. Essas são algumas propostas do “Seminário: Mudanças do Clima e Energias Renováveis”, que será realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio das secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), Infraestrutura e Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Consulado Geral da China em Recife. O seminário acontece no dia 24 de abril, no Auditório do Banco Central do Brasil, no bairro de Santo Amaro. 

O encontro contará com a presença de uma comitiva da Província de Qinghai, entre eles o vice-govenador, Wang Liming, além de um grupo de representantes das principais empresas chinesas do setor de energias renováveis. A ideia é estreitar as relações entre o Estado de Pernambuco e a China, assim como, compartilhar experiências no campo de políticas de baixo carbono, energia renovável e setores relacionados. A iniciativa é também uma oportunidade de apresentar o potencial de investimentos no setor de energia em Pernambuco e no arquipélago de Fernando de Noronha. Além disso, o evento contará com a presença do Prof°. Dr°. Emílio Lèbre La Rovere, coordernador do Centro Clima, que apresentará a conferência de abertura do evento. 

Os desafios com relação às mudanças climáticas já fazem parte das ações do Governo de Pernambuco, que em 2015 instituiu o Programa Pernambucano de Micro e Minigeração de Energia Solar (PE Solar). O programa visa estimular e fomentar o mercado fornecedor de equipamentos e serviços para a indústria de energia solar. Também busca incentivar a criação de empresas locais para a instalar este tipo de sistemas solar em instalações para pessoa física e jurídica em todo o Estado.

A China está entre os maiores produtores e consumidores de energia do mundo. Apesar de ser o maior emissor de gases do efeito estufa (GEE), sendo o carvão a principal fonte energética, o país asiático é um dos que mais investe em energia limpa do planeta, tendo a maior capacidade instalada de energia eólica. Eles também exportam painéis solares fotovoltaicos para todo o mundo.

Entre as apresentações do seminário estão o Panorama da Política das Mudanças Climáticas e as contribuições do setor de energia no Brasil; o Plano estadual de Mudanças Climáticas de Pernambuco, suas contribuições, avanços e desafios; os Desafios da Transposição do Rio São Francisco; Florestas Energéticas, mais uma alternativa no cenário das Energias Renováveis, entre outras.  

Serviço: Seminário: Mudanças do Clima e Energias Renováveis 
Data e horário: 24 de Abril de 2019 - 8:30h às 17:30h
Local: Auditório do Banco Central do Brasil, na Rua da Aurora , nº 1259 - Bairro de Santo Amaro.

Clique AQUI para se inscrever.

Clique AQUI para mais informações.

 

Topo