Notícias


10 12 CentroClima Noticia transporteurbanonatalO planejamento público de mobilidade urbana da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, irá agravar as emissões de gases de efeito estufa no município, identificou estudo dos pesquisadores brasileiros do Programa de Planejamento Energético da UFRJ, André Luiz Lopes Toledo e Emílio Lèbre La Rovere.

O artigo foi publicado na revista internacional Sustainability na edição de Novembro/2018. Segundo ele, o setor de transportes é responsável por uma parcela significativa tanto do consumo mundial de energia quanto das emissões de gases de efeito estufa. Alcançar a meta de limitar o aquecimento global exigirá que intensa redução das emissões pelo setor.

Os dados analisados revelam que na América Latina esse setor responde por 35% das emissões totais desses gases. Elas têm origem predominantemente no segmento rodoviário, que pode responder por até 92% do total de gases liberados pelo setor. A contribuição do setor de transportes para as emissões totais na América Latina é maior do que em outras regiões do mundo. Além disso, o setor apresenta as taxas mais elevadas de emissão entre todos os setores da economia, apresentando enormes desafios para implantar medidas de mitigação.

Na cidade objeto do estudo de caso foi verificado que o principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa é o transporte individual motorizado, tanto nas emissões atuais quanto nos cenários projetados.

Mais informações, leia o artigo na íntegra aqui

Fonte: Texto adaptado do original disponível em Ciência e Clima

Topo